[ATUALIZADO] Porquê a análise da Tim diz que tem ZERO de Intra-Grupo?

[ATUALIZAÇÃO] Agora o Mirador domou as faturas da Tim em PDF, saiba mais aqui.

Que as faturas da Tim são uma "zoeira" a gente já sabe, mas ultimamente temos visto certos abusos por parte da Operadora.

Quem usa faturas da Tim no Minerador já notou que em alguns casos as Ligações Locais ou à Distância estão zeradas:

tim-zerado

Isso acontece porque o Minerador analisa chamada por chamada pra saber se uma ligação é Intra-Grupo ou não, e algumas faturas da Tim estão agrupando todas as chamadas Intra-Rede (Tim) em uma linha de texto só, como no exemplo abaixo para Intra-Rede Longa Distância:

tim-detalhe

Na minha opinião isso não é acidente, com essa armadilha não é possível saber quais chamadas para Tim são Intra-Grupo, dificultando a elaboração de uma proposta de Portabilidade.

Além de ser uma prática anti-competitiva, isso prejudica o cliente que precisa de análises aprofundadas de utilização dos serviços.

Conseguir o TXT pode ser uma alternativa, mas ainda assim pode ser necessário pedir para o cliente abrir um chamado na ANATEL para exigir o detalhamento completo das chamadas. Com reclamações suficientes o órgão regulador pode tomar uma ação corretiva e resolver o problema para todos os clientes da Operadora do boneco azul.

O Minerador já suporta mais de 10 layouts diferentes para o PDF da Tim, mas se você notar que a Tim mudou mais alguma coisa, não deixe de entrar em contato com o suporte que atualizamos o leitor com agilidade.

; )

Um grande abraço,

E até o próximo post!