5 Ferramentas Gratuitas e Indispensáveis para AACEs

Há alguns anos atrás, adquirir ferramentas para empresas era uma tarefa complicada. Em sua maioria eram softwares de prateleira, que exigiam a instalação em um servidor próprio. A manutenção e atualização era cara pois geralmente envolvia deslocar um técnico até o local e se você precisasse de uma ferramenta sob medida para a sua empresa, tinha que se preparar para arcar com elevados custos.

Felizmente isso tem mudado de alguns anos para cá. As ferramentas migraram para o modelo SaaS, permitindo redução de custos para o fabricante e para as empresas.

Nesse post selecionei algumas ferramentas gratuitas e extremamente úteis para Agentes Autorizados, que podem auxiliar nas tarefas do dia-a-dia.

Funil de vendas

A utilização de um funil de vendas é indispensável para qualquer vendedor ou equipe de vendas. Com ele é possivel ter uma noção clara do andamento das negociações e do potencial em negócios. Também auxilia o mapeamento das etapas que estamos perdendo os clientes e por quais motivos.
Para essa tarefa recomendamos fortemente o Agendor.

Elaboração de propostas

Imagina o seguinte cenário. Você vai a um restaurante o garçom chega para lhe atender com a roupa amassada e as unhas sujas. Te entrega um cardápio apagado, com erros de português e engordurado. Você voltaria nesse restaurante? Tenho certeza que iria embora no mesmo momento.
Com a proposta para o cliente não é diferente. Ela tem que ser apresentável, sem erros de português e acima de tudo, tem que passar seriedade e transparência. É bom evitar também que seus contatos tenham emails genéricos (Ex.: vendedordoaace@outlook.com) ou com domínios públicos.

Para a elaboração de propostas, temos a versão gratuita do Minerador

Atendimento a chamados

O papel de um AACE não é só trazer o cliente para a Claro, mas também oferecer um pós-venda impecável para renovar esse cliente e vender incrementos. Ter controle desse tipo de demanda e dar um retorno para o cliente é fundamental. Ninguém gosta de ficar no vácuo.
Aqui, na equipe do Minerador, chamamos de demandas do mundo.
Elas aparecem porque o cliente está com algum problema que precisa ser solucionado ou precisa do auxílio do AACE para alguma tarefa. Nada melhor que um Kanban para não perder o controle das tarefas.
Caso você opte por uma ferramenta online e não pelos famosos "post-its", recomendamos fortemente o Trello.
Não se esqueça de utilizar o Minerador CRM para guardar os contatos do seu cliente.

Comunicação interna

Deixa eu adivinhar. Quando você precisa falar com o backoffice, com um consultor ou com qualquer outra pessoa da empresa você envia um WhatsApp. Acertei? Essa era fácil.
O WhatsApp é excelente, mas não é nem de longe a melhor ferramentas para times se comunicarem.
Imagina se você pudesse criar canais (semelhante aos grupos do Whats), onde as pessoas podem se inscrever para participar. Por exemplo, você poderia ter um canal #estoque-de- aparelhos, onde diariamente os backoffices mandariam atualização do estoque. Ou ainda um canal #promoções-do-mês, para os backoffices ou GC's enviarem as novas promoções da Claro. As possibilidades são infinitas.
Com o Slack tudo isso é possível. Além de chats e canais, pode-se anexar documentos para pesquisar futuramente, ou até saber quando uma nova proposta foi gerada no Minerador. Isso mesmo, crie um Slack para o seu ACCE e entre em contato conosco para fazermos a integração para você.

Email Marketing

Que tal enviar email marketing e conseguir rastrear quem abriu os seus emails ou quantas pessoas abriram.
O MailChimp é a ferramenta perfeita para esse tipo de tarefa.
Com uma interface intuitiva, você pode criar vários modelos de campanha diferentes e até enviar comunicados para os seus clientes.

Está sentindo falta de alguma ferramenta ou quer dar uma sugestão. Deixe nos comentários.

Até o próximo post, pessoal!