É tempo de inovar! (A concorrência já começou)

Considerado o pai da Administração moderna, Peter Drucker escreveu no ano de 1985 seu livro Innovation and Entrepreneurship: Practice and Principles (Inovação e Empreendedorismo: Prática e Princípios). Na publicação, Drucker apresenta os 7 gatilhos de inovação que, segundo ele, geram oportunidades de inovar para as empresas. As fontes de oportunidade, como são chamadas, podem ser tanto internas quanto externas à empresa e devem ser observadas para que a companhia se mantenha à frente da concorrência.

Há pouco mais de um ano - mais precisamente em maio de 2016 - a Tim Brasil lançou sua plataforma de vendas, chamada Easy Vendas. Ao implantar essa inovação em seu processo, a Tim esperava aumentar em 30% ao ano o volume de vendas e reduzir de 15 dias para 2 dias o seu ciclo de vendas. Seguindo o princípio de Drucker, da Inovação baseada na necessidade do processo, a Tim entendeu que o mercado de telecom tem uma deficiência de processo, o que gera um enorme desperdício de recursos e aumenta significativamente o custo de operação, que segundo relatórios da CVM, ultrapassa os R$2 Bi apenas na estrutura de vendas das operadoras brasileiras.

No vídeo de lançamento do Easy Vendas, apresentado na conferência de 2016 da Tim, depois de alguns depoimentos de consultores da operadora com frases como "Demorávamos de 1 a 2 dias para entregar um pedido" e "Eu tinha vergonha de o cliente ter que assinar 7 vezes" a operadora destaca: "Saímos na frente mais uma vez".

Antes mesmo do lançamento da Tim, o Minerador já existia e vinha otimizando o processo de vendas de AACEs por todo o Brasil, por isso, a Tim não saiu tão na frente assim... A grande diferença entre o Easy Vendas e o Minerador é a integração com os sistemas da operadora. Enquanto o Easy Vendas é um sistema homologado pela Tim e que consegue cobrir todo o ciclo de vendas - desde a prospecção até a assinatura do contrato - no Minerador somos obrigados a deixar parte do processo de fora da inovação.

A facilidade de contratar um plano da Tim impressiona até consultores da própria Claro. Soube de um agente autorizado que resolveu contratar um plano da Tim para economizar e se surpreendeu com a agilidade no processo.

Assim como a Tim, outras grandes companhias vêm buscando inovar em seus processos. Recentemente o Magazine Luiza adquiriu uma startup especializada na integração e gestão do relacionamento entre lojistas e plataformas online de vendas. Com isso, a empresa ganha em agilidade de desenvolvimento e se mantém em vantagem frente à concorrência.

Todos os dias aqui no escritório do Minerador, a nossa equipe - de apenas 6 pessoas - discute e pensa em como seria o processo ideal de vendas e sonhamos com o dia em que toda a burocracia possa ser resolvida com a ajuda da tecnologia. Já pensou como seria reduzir seu processo de vendas de 10 para 2 dias? Já pensou como seria não ter mais que se afundar em papelada repetitiva e redundante? Nós já pensamos, mas isso é assunto para outro artigo.